quarta-feira, 19 de junho de 2019

IMPOSTO BIZARRO - IPVA





Projeto de lei SDM2020.
O Brasil é um pais bizarro todos sabemos.
Nada faz sentido nada é logico.
Ainda assim queria dar minha opinião, talvez mande um e-mail para algum deputado.
Lendo um texto e refletindo como o IPVA funciona em outros estados e países, decidi compilar algumas teorias sobre esse imposto como deixa-lo mais justo e eficiente
Como funciona hoje.
Medade do valor arrecadado fica com o município e metade com estado.
Minas Gerais é único estado que cobra por toda vida útil do carro.
São paulo isenta acima de vinte anos outros estados quinze e alguns dez anos já isentam.
Ainda existe variações de acordo com combustível , se o carro for ELÉTRICO ,HIBRIDO , FLEX,GNV, DIESEL, ETANOL ou GASOLINA terá uma alícota diferenciada.Isso sem falar do ICMS que daria outro post.
Há também em alguns estados variação de carroceria ,por exemplo em SP pick ups cabine simples pagam metade de um carro de passeio .
Olha como funciona em SP.(se for de outro estado deixe no comentários como funciona no seu estado)

Veículos de carga, tipo caminhão 1,5%
Ônibus e micro-ônibus 2,0%
Caminhonetes cabine simples (capacidade até 3 passageiros) 2,0%
Motocicletas, ciclomotores, motonetas, triciclos e quadriciclos 2,0%
Máquinas de terraplanagem, empilhadeiras, guindastes, locomotivas, tratores e similares (ver obs.) 2,0%
Veículos movidos a álcool, gás natural veicular (GNV) ou eletricidade, exclusivamente ou combinados entre si 3,0%
Veículos não incluídos nas linhas acima 4,0%

obs.(Máquinas de terraplanagem, empilhadeiras, guindastes, locomotivas, tratores e similares são isentos do imposto por força dos incisos I, II e VII do artigo 13 da Lei nº 13.296/2008; )

Entende como o estado gera distorções pesadas pela sua interferência direta no mercado.
Se você tiver uma S10 de 70k você pagaria o mesmo IPVA de alguém com um FIAT MOBI de 35k e alguém com Ferrari de ano 99 de 400k estaria isento WTF.

Vocês são isentos

Vocês não.


O ideal seria falar “IMPOSTO É ROUBO” e PNC do estado e não pagar mais nada.
Deixando então utopias de lado o recurso do IPVA não tem carimbo ou seja, pode ser usado para financiar qualquer coisa que os estados ou municípios decidirem.Ou seja, essa historia do IPVA ser para asfalto é baléla, pode ser usado para tudo INCLUSIVE asfalto.
O que discordo é do jeito que é cobrado a falta de isonomia nas alícotas,além do incentivo ao envelhecimento de frota.
Nos EUA é por peso do veiculo, em Portugal é por emissão de CO2, Inglaterra carro zero não paga no primeiro ano.

Agora minha idéia.

1-O IPVA não seria mais pelo valor do veiculo e sim uma taxa fixa, imagino entre quinhentos e mil reais pra começar seria o ideal .
2-Veículos 0KM não pagariam no primeiro ano.
3-Fim da isenção com base no ano do veiculo, assim como o fim do IPVA no primeiro ano seria mais um incentivo a renovação de frota com veículos mais eficientes, menos poluentes e provavelmente com menos problemas de manutenção.
4- Isonomia na aplicação do imposto seja carro caminhão ,ônibus pick up deveria pagar o mesmo valor, motos poderia ser 50% do valor dos veículos.
5-IPVA não acumulativo , esse é complicado vou tentar com um exemplo, se você tem um carro de exposição de coleção carros de pista track day que não circulem em vias publicas ou se for viajar e deixar o carro parado , não precisaria pagar naquele ano. Ou seja carro parado não paga , se no meio ano você resolve voltar usar o carro paga o valor referente aos meses restantes e volta a circular normalmente.
Assim acho “justo” já que temos que financiar o estado que seja o mais igualitário possível.Ao contrario das multas essas sim deveriam ser de acordo com o valor do veiculo , por ser uma punição tem doer.


10 comentários:

  1. Olá, SM.

    Não deveria era pagar nada de IPVA. Já pagamos impostos na hora da compra. Isso é roubo. Já pagamos pedágio e ainda tem que pagar essa merda de IPVA. O Brasil gosta de roubar do povo e não fazemos nada para isso mudar.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu penso muito sobre isso sem duvidas o que pagamos é um absurdo,e duvido muito mudar pois uma vez criado algum beneficio dificilmente consegue extingui-lo sem a falência total.O que ajudaria muito seria o tratamento mais igualitário.
      abraço

      Excluir
  2. O iptu e o ipva provam que o Brasil não respeita a propriedade privada, afinal, normalmente, as pessoas adquirem uma casa/terreno/apartamento de um particular e não do Estado, enfim, você tem que pagar um imposto para administração pública, mas o imóvel é seu, sendo que a justificativa para o imposto é a função social, parece ilógico.

    O mesmo vale para o IPVA, eu compro o carro e tenho que pagar imposto para a administração pública.

    A Poder público interfere de uma forma imensa na vida do cidadão comum e ainda dizem que querem diminuir a atuação do Estado no país através de privatizações, ou seja, querem diminuir os serviços prestados pelo Estado, mas não querem diminuir a arrecadação pelos impostos, parece que não querem gastar, mas querem arrecada, tá certo.

    Enfim, fico pensando nos impostos que todos pagam além do ipva citado no texto, não entendo o motivo do Estado tributar atividades que ele não participa, apenas diz que os impostos devem ser pagos pois está na lei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Estado tem ser minimo na minha concepção, acredito que podemos viver sem interferência estatal em muitas áreas inclusive educação , mais justiça defesa e saúde acredito que seja necessário.

      Excluir
  3. Sem imposto não existe Estado.
    Entenderam?
    Querem Estado como?
    O Estado não produz NADA. Então ele depende de impostos.
    Agora, nego quer saúde, segurança, educação, transporte ... tudo de graça, mas não quer pagar imposto.
    Difícil margarida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se o comentário foi direto pro autor ou seja eu kk ou se foi para os comentários acima.
      Se foi pra mim no texto fica bem explicito que devido a incapacidade do estado atuar sem impostos eles deveriam ser mais justos uma vez que da forma que é pune quem compra caro que esse por sua vez gera um pancada de impostos já na sua compra, evita que o pobre tenha acesso aos carros de melhor qualidade e mais seguros pois ate conseguimos juntar para comprar o problema é manter com impostos crescentes e carros que valem milhões sem pagar nada ...

      Excluir
  4. Uma vez conversei com um CHINÊS que estava indignado por no Brasil se pagar IPTU todo ano, enquanto na merda da China comunista era uma vez só.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brasil é mais socialista do que imaginamos.
      Na china eles tinham um esquema diferente onde vc compra a posse do imóvel por um determinado período não a propriedade.

      Excluir
  5. Nunca pensei dessa forma, ao meu ver acho que deveria ser mesmo pelo valor do carro, quanto mais caro, maior o imposto !! Alguns países essa taxa anual é fixa e bem baixa, aqui além de ser cara, ainda temos que pagar pedágios caros para viajar... que lástima !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A diferença que no Pedágio só paga quem usa ...
      Quanto ao valor ser proporcional ao veiculo pune justamente o mais pobre que só consegue manter um carro velho.Sem conta a inadimplência absurda.
      IPVA deveria ser igual IPTU pagar em até 10x

      Excluir