sábado, 10 de agosto de 2019

DEIXEM OS OUTROS FALAREM TAMBÉM



Esses dias passei por uma situação constrangedora.
Um amigo veio em minha casa conversar.
Como comprei um PC novo ele perguntou se já tinha chegado .
Pronto disparei falar das configurações do PC, dos programas instalados, dos up grades que irei fazer o que eu já estava conseguindo fazer com o PC novo.
Pronto cinco minutos de conversa meu amigo foi embora praticamente sem falar uma palavra.
Sempre me policio porque naturalmente já falo demais.
Quem fala demais , fala o que não deve.
Se abre muito.
Passa muitas informações sensíveis ou desnecessárias ou seu interlocutor.
E o pior é chato pra caramba.
Umas das lições do livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas” é seja um bom ouvinte e mostre realmente interesse na conversa do seu interlocutor.
Eu não gosto quando alguém monopoliza a conversa , nem conversar com pessoas monossilábicas.A palavra de ordem é equilíbrio dando sempre preferencia ao outro.



26 comentários:

  1. acontece comigo tb
    tenho um post sobre o tema:
    https://scantsa.blogspot.com/2019/07/mental-o-habito-do-silencio.html#more

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom texto rápido e claro, acho que fica tanto tempo com gente que tem assuntos que eu gosto quando encontro alguém que entendo do estou falando acabo disparando.
      abraço

      Excluir
  2. Verdade, é chato quando alguém monopoliza a conversa e fala demais. Tem pessoas que não sabem quando fechar a boca... aí acabam ouvindo o que não querem!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E falando o que não deve
      "Tudo que você falar poderá ser usado contra você"
      frase é perfeita kkk

      Excluir
    2. Tem gente que é FDP demais tem cara que quer ser sempre o destaque de uma discussão, quer sempre dar palpites mesmo onde não é chamado.
      Conheço um cara assim e é foda.

      Excluir
  3. Eu também falo demais na conversa. Procuro me controlar durante a conversa. As pessoas hoje em dia são carentes demais. Então aprendi a deixar elas falarem mais e eu mais na linguagem corporal, mexendo a cabeça para mostrar interesse na conversa. Sempre mostre interesse na conversa. Sair com a pessoa e ela ficar no celular o tempo todo eu acho uma falta de respeito enorme e é o mais vê nos lugares hoje em dia, perceba numa pizzaria por exemplo. Vc dando o que mais importa na vida pra pessoa. O SEU TEMPO e ela nem aí.. Parece que sua presença nem importa, se a pessoa fica no celular o tempo todo eu nem saio mais com ela e digo o motivo de não querer mais sair com mais ela. Linguagem corporal é importante, olhe nos olhos da pessoa, deixe ela falar, movimento a cabeça, retruque durante a conversa use o “Sério?” (por exemplo).
    P.S.: Cuidado pra quem vc fala seus sonhos, fale só pra Deus, peça saúde e proteção e corra atras. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quando vou pegar no celular acabo justificando, explicando pras pessoas avezes é ruim pq são assuntos que não quero falar .Temos que ter equilíbrio e as vezes chamar atenção pois se torna tão automático que nem percebem o que estão fazendo..
      abraço

      Excluir
  4. Celular hoje em dia tá florida!
    Vou dar um exemplo do que ocorreu comigo.
    Eu morava em Brasília. Sou servidor público federal. Depois de muito tempo, consegui uma remoção para o Estado de origem. Enfim, não queria despedida nem nada. Convidei apenas a família de um primo para irmos em um lugar que nós (minha família e a dele) curtia ir.
    Resumo: ele, a esposa, e as duas filhas só no celular. Eu, minha esposa e minha filha conversando entre nós. Agradeci demais estar indo embora. Nunca mais convidei ninguém para nada. Hoje só saio eu com minha família.
    Na realidade as pessoas atualmente não querem conversar/estar com alguém (isso é apenas minha observação). Elas querem viver a ilusão de serem importantes através do celular, já que, através do celular, elas podem ser quem elas quiserem. Já no cara-a-cara, elas são quem são.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente já me pequei nos dois lados dessa situação.
      Em uma roda de amigo um pegar o celular todo mundo pega também.
      Tem que voltar as escolinhas de bons modos novamente.
      abraço

      Excluir
  5. Fala Soldado do Sabugo! Eu sou o contrário, falo muito menos, mas tem vezes que falo bosta ou deixo escapar algo importante para alguém que não devia saber. Passar dos 30 sem saber o básico das interações humanas e escapar das arapucas é osso. Um abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk O loko meu sabugo não ...
      É vivendo e aprendendo, pelos menos temos noção e nas próximas inter raçoes já estaremos mais vigilantes.

      Excluir
  6. pode ser sinal de ansiedade, soldado.

    acredito que exercício físico ajude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim tenho diagnostico de ansiedade e inclusive tomo medicação
      exercício físico uma hora consigo engatar kkk
      abraço

      Excluir
  7. Geralmente eu sou timido, mas com pessoas que eu conheço falo demais também kkk acho que é a ansiedade né? rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Converso sempre com os Tiozinhos com gente mais nova fico tímido também.
      Acho que sim inclusive pode gerar atropelo na fala pois acabamos falando rápido.

      Excluir
  8. Esse livro do Dale Carnegie é muito bom, foi um dos livros que mais moldaram meu comportamento, especialmente no ambiente de trabalho.

    Você tem total razão no ponto central, é preciso controlar o que se fala e ouvir com empatia o que os outros têm a dizer.

    Apenas um comentário sobre seu amigo, se ele perguntou sobre o PC novo, naturalmente ele deveria ter interesse nisso, se ele foi embora 5 minutos depois de vc falar sobre, então das duas uma, ou ele não queria/podia falar com você naquele momento ou ele ficou com inveja.

    Abraço do Investidor Concursado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que monopolizei a conversa, pq sempre tivemos boas conversas de crescimento pessoal, trocamos livros... acredito que ele queria falar alguma coisa pegar algum conselho sabe eu senti isso.Não descarto a segunda opção mas o que eu senti foi que disparei falar.
      abraço

      Excluir
  9. Fala soldado!!
    Esses dias eu recebi um feedback de um colega de trabalho (mesmo nível hierárquico que eu), de que eu dou pouco interesse às coisas que ele fala. E minha esposa já falou a mesma coisa pra mim.
    Me senti mal, mas agora comecei a entender como isso é chato. Lendo seu texto, me identifiquei completamente.
    Isso é uma característica que temos de nos policiar com frequencia, até virar hábito.
    As pessoas nos acham uns chatos e nem percebemos. Brabo.
    Ótimo post e reflexão.
    Grande abraço.
    http://www.acumuladorcompulsivo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos trocar links na blogroll? Colocando o seu em 3, 2, 1...

      Excluir
    2. Já percebi em outras ocasiões e tento me policiar mas esse dia foi gritante, e já estive do outro lado também e sei como é ruim.
      JAdd o blog abraço.

      Excluir
  10. Vixe... acho que nunca reparei se faço isso. Na dúvida vou começar a me policiar também.

    ResponderExcluir
  11. Tem um livro excelente q é "como influenciar pessoas em 90 seg ou menos" ou algo do tipo. E uma das coisas que fala é de deixar as pessoas falarem. Todo mundo quer falar, por isso que os grandes ouvintes são muito "queridos".
    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem muitos estudos sobre isso principalmente quem trabalha com vendas usa muitas técnicas assim.
      abraço

      Excluir
  12. Soldado, prazer falar aqui. iniciei um blog esse mês. Estamos juntos, abraço

    https://exgadocap.blogspot.com/

    ResponderExcluir