terça-feira, 25 de junho de 2019

ME PERDOEM OS FEIOS MAS BELEZA É FUNDAMENTAL

Quem caiu no "clickbait" me perdoem não vou falar do JPBF. Todos sabem que pessoas altas e bonitas ganham mais e tem mais oportunidades na vida.

Carro do gás fazendo mais pela cultura que o governo  

Apesar de alguns desvios de padrão o conceito de beleza acredito eu é o que maioria acha belo.
Uma bela vista uma bela arquitetura, as artes são uma coisa complicada, tentarei dar uma pincelada no tema.
O Brasil devido a violência falta de zelo , impostos absurdos, não permite no geral que tenhamos uma bela arquitetura, sim existem cidades e condomínios com casas belíssimas mas no geral o que você vê são muros altos, casas inacabadas , mal pintadas, degradas por pichações.
Tem gente que se habitua outros sentem um grande incomodo. Apesar de lutar contra minha desorganização admiro quem consegue manter tudo em ordem organizado e belo.

Acompanho Rafa Channel e fico impressionado com a diferença arquitetônica das cidades Brasil x Europa.


E não é uma coisa fútil como pode parecer, a paz de espirito e a sensação de organização e zelo faz até a segurança no entorno aumentar, quem leu o livro “O PONTO DA VIRADA” sabe o que aconteceu quando o prefeito de Nova York determinou tolerância zero, lógico foram varias medidas mas uma delas foi a limpeza dos metros e estações.
Como não podemos mudar o ambiente dos outros temos que nos preocupar inicialmente com nosso lar , nosso terreno , nossa calçada.
Isso pode gerar uma reação em cadeia interessante. No meu bairro depois que um vizinho recuperou a calçada ,outros começaram a reformar também , mesma coisa pintura, pelo bem ou pelo mal ninguém gosta de "ficar pra tráz".
Incrível quando você visita lugares como parte alta de Campos de Jordão os estados do sul ,shoppings de alto padrão, clinicas e hospitais bem cuidados um jardim bem feito, já passa uma confiança sensação de cuidado, até uma rodovia bem sinalizada trás uma sensação de segurança ,quem viaja em São Paulo e viaja pelo nordeste vai pensar duas vezes antes de reclamar dos preços do pedágios.


Solo Sagrado-Guarapiranga    

A musica brasileira apesar de estarmos inundados com musica lixo , tem muita gente por aqui que ainda gosta de boa musica , mas essas pessoas não montam paredão pra todos ouvirem , escutam em casa num volume civilizado , veja os vídeos do Lord Vinheteiro entre outras musicas clássicas e clássicos do rock nacional e internacional , teen milhões de visualizações.
A arte brasileira é caótica, escreve artista brasileiro no imagens Google , só aparece Romero Brito.
Já tentei apreciar arte brasileira mais acho tudo muito feio, uma glamourizado da pobreza da desorganização do improviso.

  
Casa de cacos em Contagem-MG 


A maioria das coisas que podemos nos orgulhar não foi o brasileiro que fez e sim um presente da natureza , como paisagens estonteantes , praias lindas diversidade fauna e flora.E mesmo assim não sabemos aproveitar o potencial, seja por excesso de regras , degradação dos espaços ou mesmo violência e preços abusivos.
Por estou escrevendo isso ,porque meu ambiente é caótico e isso suga muita energia , você pode não ligar mais seu cérebro vai lutar pra entender o que está acontecendo em sua , tentar achar um padrão , sei eu me sinto quando fico num ambiente muito bagunçado com muita informação visual.

  


Sim tudo Mármore 

Esculturas em pedra que parecem feitas de tecido

Gostaria de saber o que te incomoda na cidades em casa nas artes na musica, se é preciosismo meu.Como lidam com os pontos chave do post , organização e beleza e efeitos disso na nosso bem estar e da sociedade como um todo.


16 comentários:

  1. Sd do 1.000.000, saudações!

    Isso não é desorganização, é apenas deixar as coisas a vontade para ficarem como elas quiserem!
    Inclusive as ideias!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lutar contra natureza é difícil pois o caos é o padrão. Mas sigo tentando.
      Abraço

      Excluir
  2. Cara, o Brasil teve belas construções lá no início da colonização, principalmente pela influência religiosa, veja os prédios antigos da cidade, a decadência no âmbito estético, na minha opinião, ocorreu com a chegada do movimento modernista, vide a semana de arte moderna (1922), lembra da Tarsila do Amaral e o seu quadro o Abaporu? Pode até ter relevância pela questão histórico/cultural, mas em termos de estética, não é agradável, não entendo também o endeusamento do Oscar Niemeyer, as obras são têm um padrão estético agradável, não acho que obras espelhadas sejam esteticamente bonitas, enfim, mas não se pode criticá-los, ainda mais sendo considerado um "leigo" no assunto.

    Mesma coisa a música, o denominado "choro/chorinho" é objeto de estudo em todo o mundo, mas depois do pessoal da "bossa nova" que não é nada de mais, a música popular brasileira caiu muito, mas ninguém pode criticar o pessoal da bossa nova.

    O problema no Brasil é que ninguém pode criticar nada, se você critica é taxado de invejoso, que não possui conhecimento técnico pra criticar, enfim, se você ousar pensar já é automaticamente excluído.

    A arte, as construções, as músicas já foram boas no país, isso se deu principalmente pela influência religiosa, principalmente o catolicismo, mas hoje é errado associar isso a religião, não é correto, você está discriminando os outros.

    O problema da arte em geral (na arte estou incluindo a música, pintura, escultura, etc.) é que está só encontra progresso quando se busca um padrão elevado de estética (fibonacci aprova), uma elevação superior, de buscar o aprimoramento, entretanto, atualmente não querem o aprimoramento, querem apenas a destruição, infelizmente, tudo que é pensado num âmbito superior (moral, religioso, espiritual, estético) logo é suprimido, por isso o decaimento cultural, as nossas cidades de concreto são ruins pela falta desse tipo de pensamento, principalmente pela falta de cuidado com o lixo, a limpeza é fundamental para a beleza das cidades de concreto.

    O problema da limpeza e da falta de organização é a baixa auto estima que repercute no cérebro humano.

    Enfim, naturalmente o Brasil é lindo, agora na questão das construções, o Brasil já foi bonito, vide a arte barroca, mas atualmente estamos muito longe disso, mas o que mais me incomoda com a questão social é a falta de limpeza.

    Abraço.

    Anon que comenta quando quer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com relação a música ao meu ver o que pesa bastante para a proliferação de músicas ruins é a aceitação do público.
      Enquanto houver público e no caso um grande público disposto a de alguma forma consumir o que é ruim. A ruindade continuará.

      Mas como você mesmo disse, se taxamos algo como ruim, muitos podem dizer: Quem é você para dizer o que é bom ou ruim?
      Aí fica por conta do gosto de cada um.


      Anon que responde comentários de vez em quando.

      Excluir
    2. Excelente concordo 100% com seu comentário
      abraço.Ainda existe coisas belas no Brasil mas cada dia menos.

      Excluir
  3. Cara, como o mote do post é estética te digo que não consegui ler com atenção porque a fonte está gigantesca, deixando o layout bem torto. Não sei se o problema é meu navegador (mas acho que não porque tô vendo outros blogs na boa). Fica o toque pra dar uma olhada e corrigir, caso o problema não esteja aqui. Abraço e boa sorte,

    ICV.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite então não sei o que acontece, quando mando pro bloguer fica pequeno ai aumento um pouco a fonte (times entre 18 á 22,e colo de novo do word no blog. Abro no navegar e celular pra mim fica grande mais consigo ler de boas. Vou prestar mais atenção e ver se mais alguém reporta esse problema.
      obrigado

      Excluir
  4. Caraca... não conhecia essas estátuas parecidas com tecido.. maravilhosas.

    Estive ano passado em Campos do Jordão e subi aquelas ruas maravilhosas, algumas casas e jardins extremamente com aparência organizada e bem cuidadas, realmente a sensação é outra...

    Também tenho esse problema com a cultura "bagunçada" brasileira desde a música à arte.


    K.T.
    thekronostrader.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei a parte publica da cidade bem derrubada, a parte privada bem cuidada.Entrando na cidade tem uma favela enorme a esquerda ..anda mais um pouco vê os hotéis maravilhosos, esses constastes é muito foda .
      abraço

      Excluir
  5. Olá, SM.

    As construções brasileiras são feias mesmo. Sempre falei isso. Por ser de gente muita pobre as construções são feitas para gastarem pouco.
    A limpeza me incomoda muito também que já foi comentado acima.

    Falando de arte. Na verdade é uma bosta. Só coisas feias.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente no Geral é tudo muito sufocante, ninguém pensa em luz natural, praticamente não existe padrão nem mesmo em condomínios.
      O Brasil é um pelourinho gigante kkk
      abraço

      Excluir
  6. Fala, Soldado.

    Esse post levanta uma questão realmente muito importante, a inlfuência do ambiente no comportamento e nas sensaçõesdas pessoas.

    Indubitável que nos sentimos muito melhor em lugares limpos, bonitos, harmônicos. Quando entramos numa favela o que vemos é sujeira pra todo lado, barulho, poluição visual, desarmonia, construções feias e mal acabadas, muros e grades pra todo lado... imediatamente nosso cerébro reage e nos sentimos mal naquele ambiente.

    Essa escultura dA Virgem Velada é uma das esculturas mais lindas que eu conheço.

    Até pouco tempo eu não ligava para "beleza" em abstrato, só me interessavam as coisas que davam prazer imediato e palpável (sabores, aromas). Estou tentando aperfeiçoar meu gosto, pra quem veio da pobreza e nunca foi instruído sobre nada de cultura, não é natural apreciar as coisas por sua beleza intrínseca.

    Abraço e parabéns pelo posto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achava tudo uma grande besteira frescura de rico, hoje estou buscando entender um pouco mais, já andei bastante conheci muitos lugares de tirar o folego que quando vemos pessoalmente da uma sensação muito especial.
      abraço

      Excluir