sábado, 18 de novembro de 2017

Os Custos do Soldado



Como sempre , todo dia os pensamentos sobre a IF rondam nossa cabeça.
Hoje queria ficar deitado jogar um game assistir uma netflix desligar o telefone ,pegar um livro mexer em coisas de casa como pintura alguma reforminha, mas ainda não da.
A gente tem que levantar e gerar algum valor.
Então resolvi listar de novo meus custos desejados , não são atuais, para saber quanto precisaria com meus rendimentos atuais fazer frente a cada divida.

Netflix                           19,90            3316,00
Internet e fone móvel   60,00          10000,00
IPTU                          100,00          16666,00
Net+fone +TV            100,00          16666,00
Água                          150,00          25000,00
Reposição bens         200,00          33333,00
Luz                            200,00          33333,00
Lazer                         500,00          83333,00
Carro                         700,00        116000,00
Alimentação              600,00       100000,00
Plano de saúde       1000,00       166666,00

        TOTAL     R$3629,00    R$604000,00

Olhando mais de perto podemos ver que para cada custo exige um esforço enorme de aportes para cobrir mensalmente essas dividas .
Temos dois caminhos simples , ou diminuir os custos ou fazer frente com investimentos.
Podemos pensar em medidas alternativas , como placas solares , cisternas para aproveitamento água de chuva , ou mesmo deixar de consumir algumas.
Voltar ao escambo ou ajuda mutua como espalhar cabo da net pelos vizinhos academia cooperativa entre outras coisas.
Como meu aporte gira entorno de 1k ter um carro significa quase dez anos de aporte ,desconsiderando um aumento de aporte ou os juros sobre juros .
Como nossa saúde é um lixo quero ter um plano de saúde assim que for possível.
Hoje tenho uma renda familiar de +- 4k mais podemos ter uma queda brusca a qualquer momento.
Então no momento o número magico seria os 600k para conquistar minha IF os que fizer por fora depois é luxo.
Com mais alguns aportes estou quase conseguindo fazer frente a esses passivos:

Netflix                              19,90
Internet e fone móvel      60,00
IPTU                             100,00
Net+fone +TV               100,00

         TOTAL    280,00

Então no momento o número magico seria os 600k para conquistar minha IF o que fizer por fora depois é luxo...


24 comentários:

  1. Bem interessante isso de já definir um valor para cada gasto. Bem legal. A questão da inflação tb pode complicar um pouco, pensou nisso já?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Considero a inflação sim já super-estimando meus custos , como isso é pro longo prazo conforme o tempo vai passando eu vou refinando , pode entrar mais algum custo ou sair outros e por ai vai ..

      Excluir
  2. Problema e ter um fluxo de caixa estavel... Eu gosto de pensar no anual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já mensalizo os gastos anuais como IPVA IPTU, viagens . Lido mais fácil assim inclusive , como sou em parte comerciante tem valores que trabalho semanalmente .

      Excluir
  3. Interessante sua analise Soldado! Só precisa tomar cuidado com a inflação como o sr Bufunfa diz em seu comentário.

    Man, que game pensa em jogar? Eu dias desse zerei Bioshock Infinite (jogo fodastico) e agora pretendo começar Shadow of Mordor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre deixo uma folga nas minhas estimativas e vou ajustando conforme o tempo passa ,sou da máxima Espere o melhor, prepare-se para o pior e aceite o que vier.
      Tenho um x-box 360 e poucos jogos , na verdade tenho usado mais como player de netflix do que como videogame , mas sempre jogo os clássicos gta , cod, forza e poker kkk

      Excluir
    2. poker é bom man! kkk forza nunca joguei, mas curto muito os gráficos kkk

      Excluir
  4. Simples e direto soldado.
    1000 de plano de saúde é complicado né cara !!
    Infelizmente é um mal necessário esse gasto ai.
    Esse ano eles meteram a mão, aumentaram o da minha noiva quase 30%, estamos pagando quase 450 reais só para ela. Na mesma hora fiz uma união estável e estou incluindo ela no meu plano de saúde da empresa em que trabalho. um gasto a menos.
    A sua empresa não tem uma proposta d eplano de saúde não? as vezes é mais em conta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então sem noção não trabalho em empresa e não pago 1000 reais mais quero começar a pagar assim que possível , o plano para mim é barato mais o da minha que vai ficar caro.

      Excluir
  5. Sua IF alvo é parecida com a minha. Como não tenho carro o meu poder de aportes fica melhor.

    Gostei dessa conta. Fluxo anual fica mais interessante como os colegas falaram.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma media superestimada e por enquanto esse é o valor alvo mais dependendo do que o futuro for mostrando vou ajustando as velas. Se eu estivesse gozando de saúde plena talvez eu me desfizesse do meu carro mais no momento atual eu dependo dele para ter liberdade.

      Excluir
  6. No que tange inflação deve sempre calcular inflação pessoal em detrimento da inflação oficial, de resto é mais menos isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outro ponto importante para os pequenos investidores, nunca devemos desconsiderar o poder da escala do juros sobre juros , porque valores acima de 100 mil eles fazem uma tremenda diferença se forem reinvestidos a taxas atrativas.

      A realidade é que em montante acima dos 200 mil seus aporte tendem significar pouca coisa perante ao todo e apenas simples reinvestimento do montante já é o suficiente para se chegar a bons valores.

      Sendo que percebi depois de inúmeros estudos e anos de experiência, é que devemos primeiro pensar em obter escala.

      Quando chegamos aos valores como 200 , 300 mil aportes vão se tornando cada vez menos importantes sendo necessário aumentar aporte para manter uma constância de crescimento.

      Neste quesito você pode ir liberando parte da renda aportada para suprir seu custos de vida e deixa investimento no automático.

      Enquanto não se chega na fase que você obtém escala é perda de tempo não fazer sacrifícios para aumentar o aportes.

      abraço


      Excluir
    2. Equilibrei as contas ,agora é manter o aporte firme. Pode ser que 2018 seja um ano excepcional do ponto de vista financeiro. Se eu manter meu aporte médio de 1k , e fim do ano vender meu carro +-20k posso atingir os 100k no fim de 2019 bem antes do poderia prever ..

      Excluir
  7. 1000 reais de saúde é tenso, ao menos aqui em SP tem planos bons por menos !!

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. Comer fora , fazer uma viagem , assistir um show, algum presente coisas assim ...

      Excluir
  9. Infelizmente meu tempo passou. Já tenho 22 anos, estou na casa dos 30 k ainda.

    Como eu queria ser jovem outra vez pra ter mais tempo pra if!

    É a vida.

    ResponderExcluir
  10. Olá SM. Seu gasto com saúde é próximo do meu. É quase 30% do teu orçamento hein.

    Gostei dessa forma de calcular, já fiz algo parecido, mas coloquei os famosos 4% ao ano. Deu um valor bem alto. Talvez eu aumente esse percentual, considerando que quero consumir o acumulado durante a IF.

    Te adicionei ao blogroll colega.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. valew diário to olhando meus posts tem um monte de comentário que passou batido , acredito que o google não notificou.
      Já add seu blog.
      Na verdade ainda acho que a aposentadoria do governo vai ser um extra no futuro, com 600k garanto o básico , mais vou continuar fazendo negócios empreender ....
      abraço

      Excluir