terça-feira, 16 de julho de 2019

DOGMAS FINANCEIROS


DOGMAS FINANCEIROS

Como diria Mamãe Falei vamos questionar tudo.
Pontos principais que quero abordar são os mantras repercutidos por qualquer educador financeiro que não deseja ser achincalhado por seus pares.
  • Titulo de capitalização
  • Consórcio
  • Financiamento
  • Casa própria
  • Imóvel físico para investimento.
  • Carros
  • Pagar dívidas antes de investir
  • Montar reserva financeira
  • Usar cartão de crédito

No mundo perfeito dos Educadores financeiros, todo mundo é motivado, todo mundo vai conseguir juntar dinheiro com força de vontade e disciplina.Mas se fosse fácil assim todo mundo teria uma vida financeira confortável e previsível.
Assim como dietas super restritivas viver em modo zumbi pode gerar o efeito contrario, ou seja compulsão.
Outra coisa que não consideram é que muita gente tem dívidas insolventes , ou seja impagáveis. As vezes a melhor coisa é deixar de pagar as dividas deixar sujar o nome se planejar e buscar acordos mais favoráveis no futuro.



Apesar de ser um tema controverso vou tentar ser breve.
Muita gente gasta muito dinheiro com jogos de azar como mega-sena, apostasesportivas, máquinas caça níquel, pode parecer idiotice mas no mundo real pessoas deixam centenas de reais nisso, por isso sou a favor do Titulo de capitalização , pode não render nada, mas melhor de que enfiar dinheiro nos jogos de azar que você jamais vera a cor do dinheiro e ainda ajuda diminuir a ansiedade pois você mantem a esperança de um dia talvez ser contemplado com um premio.
Consorcio , casa própria, imóvel pra investir e financiamentos podem não ser matematicamente viável do ponto de vista financeiro comparando com a valorização de ativos virtuais, ainda assim é um negócio que sempre funcionou muito bem e praticamente todos que conheço no mundo real dizem que foi a melhor coisa que fez na vida, eu já tive consorcio de moto pagava uma parcela ínfima , pra você ter idéias era 2 dias de trabalho com a moto pra pagar a parcela.
Todo mundo faz as contas de financiamento como se a pessoa for realmente pagar pelos 30 anos,mas geralmente não é isso que acontece , pessoas amortizam com FGTS, quando recebem uma grana inesperada acabam pagando uma boa parte das parcelas , dinheiro que se não houvesse as dividas seria gasto de qualquer maneira e outra o dinheiro de hoje não vale como o de amanhã.
A dívida consolidada se torna um aluguel e outra ninguém te tira dali , no fim do contrato pode ter aumento abusivo e toca procurar casa fazer mudança se ambientar de novo ao imóvel a vizinhança ,se tiver família é ainda mais complicado viver assim.
Tem a opção de comprar uma casa pequena e com tempo ampliar.Comprar terreno e construir de acordo com as necessidades, construir geminadas e edicula pra alugar, são infinitas possibilidades que não são consideradas pelos gurus.
Já fiz muitos textos sobre carros, realmente é um gasto considerável e leva muita gente a ruína, só que vejo muleques novos fazendo faculdade perdendo a melhor fase da vida sofrendo perdendo oportunidades de viagens diversões encontros casuais por não ter um motor pra andar.


Hoje tem leilões de sinistros que pode achar carros com 50% de descontos com avarias minimas tem o consórcios a perder de vista , carros usadinhos muito bons , já se encontra New civic a 25k,Astra por 14k 12K. E não é dinheiro jogado fora depois de um tempo você reverte em dinheiro, vai pro motel de UBER ?Vai parar da uma namoradinha no drive do Mc você a mina e o UBER, capaz de você ficar a pé e o UBER arrastar sua pombinha.Parando por aqui a manginisse via jar com o próprio carro ter liberdade pra ir pra sítios fazendas cachoeiras praia , sim tem opções para tudo isso mas nada se compara a possuir um carro próprio.Se fosse ruim ninguém sofria tanto atoa pra manter um veiculo, agora cada um tem que ver se vale a pena pagar o preço pois o intangível é muito pessoal.


Agora parte que ainda  tenho pensamentos dúbios,como disse nos primeiros parágrafos muitas pessoas estão superendividadas e ficarão rolando essas dividas por anos a fio sem reserva financeira e sem investimento nenhum.
Por isso que acho melhor para de pagar as dívidas de bens que você não perde , como cartão, carnes, escola até financiamento de carro pode entrar nessa.Junto com essa moratória já entra os investimentos , pensa se a pessoa já vive fudida endividada nunca teve reserva financeira, sempre pagou juros altos em tudo, qual problema de não ter uma reserva propriamente dita.Pode parecer antiético mas são ferramentas do sistema que você pode usar a seu favor , com o dinheiro guardado em pouco tempo virá acordos até menores do que a divida original.
A reserva de emergência é endeusada, mas numa emergência real eu daria um cheque, vendo um celular pego empréstimo no banco ou com familiares penhoro algum bem até conseguir liquidar uma parte dos investimentos ou voltar o obter uma renda.
A reserva de emergência pra mim é caso de doença ou fuga, bater um carro queimar uma geladeira uma emergência hidráulica ou elétrica pra mim não é emergência.
O ultimo porem também muito importante, acredito eu, que depois do carro ou junto com o carro é um dos maiores atoleiros que as pessoas mais entram.O cartão tira a sensação de dor que pagar em dinheiro gera e muitas vezes faz comprar coisas que não compraria em dinheiro a vista ,mas dependendo do que for compra se não houver um desconto no pagamento a vista é melhor colocar no cartão e deixar o dinheiro rendendo.
Como disse é uma nova forma de ver as coisas tentar entender a realidade das pessoas e adaptar as dicas a elas ao psicológico ao social as prioridades de cada um sem julgamentos.
Gosto do canal desse tiozinho pois ele tem mais noção da realidade, não é gestor engomadinho nem o investidor "Descoladex" que está proliferando no You tube.






21 comentários:

  1. Um site bom para comprar bens de leilão é o superbid: https://www.superbid.net/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre acompanho o Copart , Freitas , Sodré santoro.
      Mais so comprei uma tenho amigos que conseguem uma boa segunda fonte de renda fazendo isso.Compra arruma e vende.

      Excluir
  2. Fala Soldado, muito bom seu post.
    Pensamentos fora da caixa da galera que acha que tem que viver raspando o cu com a unha pra poder aportar.
    Muito bacana...Parabéns !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Joselito,Sempre tento ver todas possibilidades pois nem tudo é pra todo mundo, a vida não tem receita igual bolo.
      abraço

      Excluir
  3. Os "especialistas" em finanças muitas vezes vivem fora da realidade, do dia a dia, da vida monótona de um assalariado.
    Morar de aluguel é melhor que comprar?
    Financeiramente pode até ser. Mas e a satisfação de ter sua própria casa, que você pode personalizar, investir e deixar do seu jeito?
    Hoje se fala muito na tal IF/fire. Cara, isso é pra uma minoria ínfima. Largar tudo pra viver de renda é pra quem tem renda alta e consegue poupar por muitos anos.
    Cara com salário de 5, 6k achando que vai se tornar IF. Pode acontecer, mas será um sacrifício que não valerá a pena.
    Gostei do post, muito mais pé no chão que textos dos especialistas em finanças.
    Eu tento manter meus pés no chão. Poupo mensalmente 20% do meu salário mais 13°. Pra comunidade fire é muito pouco. Mas é o que me sinto confortável poupar pro futuro sem sacrificar meu presente. Não abro mão de ter carro, pago financiamento e saio sim toda sexta pra tomar uma. Não podemos abrir mão do presente por um futuro que talvez nem exista.
    Se eu ganhasse 30k líquidos pouparia 50, 60% do meu salário. Pq ainda manteria um bom padrão de vida com o que sobrasse. Mas meu salário está longe disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é querer impor nosso estilo de vida a outras pessoas com historias e bagagens e necessidades diferentes.A quanto tentamos viver como outros julgam ser melhor acabamos tristes e frustados .
      abraço

      Excluir
    2. Eu não sou nem louco de querer comprar imóvel pra mim. Já tenho o imóvel dos pais.

      Claro, se eu tivesse 2 milhões, daria pra ter um imóvel de 100 mil. Mas isso é outra história.

      Alexandre Tasca tem 43 anos, mora com a mãe e tem 50 milhões de patrimônio. Tudo bem que mora numa mansão, mas mora com a mãe e a empregada doméstica.

      E o cara curte pra caralho. Esse curtiu e ainda curte. Rico é outra coisa também. Fora que ele tem casa nos EUA e na Europa.

      Excluir
  4. Muito sensato seu texto, soldado. Realmente o que não falta hoje em dia é engomadinho falando besteiras. Imóveis, por exemplo, não são decisões apenas financeiras, mas muitos adoram abrir a boca pra dizer que não vale a pena e ponto final, só considerando o lado financeiro, e se esquecendo do emocional, do lado familiar, etc. Se ninguém tiver imóveis e todo mundo morar de aluguel, vamos alugar de quem? Eles querem que só bancos e imobiliárias sejam donos de imóveis? E aí o que vai acontecer se você fizer ou disser uma coisa que o banqueiro não gostar? Ele vai te despejar, que nem o Cuckerberg te bloqueia no foicebook.
    Eu tive um professor que era tão radical nisso que dizia que se dependesse só dele, ele moraria numa kombi, que bastava ter internet e ta tudo bem, porque não queria imobilizar o dinheiro. Louquinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E se a demanda por alugueis aumentar pra onde vai o preço deles ?Até mesmo os FIIs tenho meu pé atrás, minha família tem imóvel físico , não são as mil maravilhas mas sempre fortaleceu a renda familiar a diferença é o poder de decisão, nos fiis você é passageiro no imóvel próprio você é motorista.
      EU não fecho questão , quero ter imóvel próprio posso financiar posso alugar posso continuar nos fiis, carro mesmo que for um milzinho de 10k sempre vai ter um aki em casa.
      O que acho importante é manter a flexibilidade .
      abraço

      Excluir
  5. Sobre leilões já comprei uns 4, 5 carros de leilão, economizei bastante, principalmente ao vender, sempre acabei tendo lucro. Eu estudei bastante e estou pronto (assim que passar de uns 250 mil) de patrimonia em pega um imóvel de leilão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estava vendo no site da caixa tem vendas diretas tbm a um pereço interessante.

      Excluir
  6. Respostas
    1. Eu não posto com muita frequência , meu post sagrado é o fechamento mensal.
      No mês passado postei bastante pois foi um desafio.
      Obrigado pelo comentário vou tentar trazer alguma coisa interessante sobre carros. abraço

      Excluir
  7. Financiamento é uma merda. Não te da liberdade nenhuma, além de ficar preso numa dívida. Aluguel se a casa der problemas ou o local ficar ruim, você cai fora.

    Amortizar o que com FGTS...Qualquer imóvel custa 200 mil, ai o cara tem 20 mil de FGTS...Vai financiar 180 pra pagar quase 300.

    Só drogado mesmo pra fazer um negócio assim.

    ResponderExcluir
  8. Tem um conhecido que tem comprado carro em leilão pra revender. Cara, é uma apurrinhação.. pega barato e talz mas as vezes os carros vêm com alguns defeitos ocultos que só aparecem dps de vender. Os clientes ficam ligando, perturbando.. Não que estejam errados mas é um incômodo absurdo..
    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim carro de leilão é uma caixinha de surpresas,defendo o uso do carro pois tem um desconto que chega a 30% , agora pra negocio tem que conhecer muito bem, no Brasil esse ramo somente malandro sobrevive.

      Excluir
  9. Boa noite soldado, e ai como estão as coisas com você? O soldado você acha que realmente vale a pena comprar veículos de leilão ?
    Sobre seu post então eu estava refletindo olhando para as pessoas em geral e realmente ninguém nasceu para ser fire ou financeiramente bem.
    Infelizmente os poupadores de plantão sempre vão lançar novos conteúdo faz parte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que vale a pena principalmente carros mais caros, em carros baratos a diferença é tão pouca que não compensa a dor de cabeça.Mas tem que ter conhecimento pra entrar em roubada.
      Realmente O cérebro uma não segue logica.

      Excluir
  10. Casa como investimento pra mim é furada tendo pouco dinheiro. Financiamento não existe no meu vocabulário, então vamos falar só de comprar a vista.

    Os custos de cartório são muito altos, comprar qualquer imóvel de 100 mil vai ter custos de pelo menos 5 mil reais.

    Comprar terreno pra construir casa e alugar... Pra que? Demora pra ter retorno, tem que pagar engenheiro, materiais, mão de obra etc...

    Só incomodação, incrível. Sempre quis ter imóveis pra alugar, mas fazer o que, deixa pra quem tem alguns milhões na conta. Se tu tem 10 milhões não tem problema investir 1 milhão em imóveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é um ponto de vista que deve ser levado, devido a tantas variáveis é um mercado muito complica e poucos querem enfrentar tantos problemas e burocracia.Acredito ainda no ramo imobiliário e no futuro quero empreender seja kitnets, chácara para festas ou aluguel de casas ou comerciais mesmo.Enfim cada um tem achar seu meio de buscar o grande milho e quanta dor de cabeça tá disposto a enfrentar para chegar no objetivo.

      Excluir