quinta-feira, 4 de julho de 2019

NÃO ACREDITE MAIS NOS SEUS OLHOS


O vazamento de um suposto vídeo intimo da Paola Oliveira trouxe a luz uma tecnologia de DEEP LEARNING.


A inteligencia artificial consegue com perfeição sincronizar rostos, inclusive criar nudes realistas a partir de qualquer foto.
É amigos bem vindo ao futuro.
Se fosse usado apenas pelos punheteiros de plantão tudo bem, mas o buraco é mais embaixo.



Imagine o uso maléfico que esse tipo de tecnologia pode fazer.
Nessa era fake news que nem jornalistas confirmam as informações que recebem ,apenas repassam sem confirmar , seja por má-fé ou pela exigência de gerar cliks o mais rápido possível.
O uso politico já foi feito em anos anteriores.
Alguns ainda é fácil perceber outros nem tanto, imagine uma situação de extrema emoção popular um vídeo fake de um líder seja veiculado.
Poderia ser usado para imputar crimes as pessoas ou coloca-las em situações constrangedoras, fazer chantagens, enfim a criatividade para o mal não tem limites.





19 comentários:

  1. Bem vindo ao futuro tecnológico.
    Sorria e acene.

    ResponderExcluir
  2. No caso da Paola encontraram a verdadeira protagonista do ato, é a atriz Veronica Radke - https://extra.globo.com/famosos/conheca-atriz-americana-confundida-com-paolla-oliveira-em-video-23780483.html

    Pra Paola foi fácil desmentir a fake news, ainda bem, visto que ela possui muita ajuda, mas fico imaginando as pessoas comuns, quantos relacionamentos podem ser arruinados, não só relacionamentos, no âmbito profissional isso também pode acontecer pra prejudicar alguém no trabalho, por conta de pessoas que querem prejudicar, sendo que em muitos casos irão engolir as fake news por conta de não terem acesso a bons mecanismos de defesa e mídia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon! Melhor observação que já vi sobre o assunto!

      Excluir
    2. Então dependendo do angulo a atriz se parece muito com ela, sabe se lá o que já estão fazendo com essas tecnologias.

      Excluir
  3. Tem um filme maneiro no Netflix sobre isso, procura um filme chamado "Cam".
    Olha o trailer:
    https://www.youtube.com/watch?v=pN8xZ5WDonk

    ResponderExcluir
  4. O futuro parece sombrio... As pessoas comuns não têm recursos para se defender de um ataque desse tipo. Na realidade já é assim hoje em dia: o Neymar se safou porque é ricaço e famoso. Um homem comum enfrentando uma falsa acusação de estupro parecida com a do Neymar já estaria atrás das grades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se chegasse nas grades né , se não for linchado antes.
      Acredito que essas inteligencias artificiais ainda criarão coisas que nem imaginamos.

      Excluir
  5. Falando em utilização e modificação de imagens - criaram perfis falsos a partir de imagens verdadeiras para criação de jornalistas fakes: https://aosfatos.org/noticias/jornal-da-cidade-online-usa-perfis-apocrifos-para-atacar-politicos-e-magistrados/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses pseudônimos existem a centenas de anos , agora usar isso pra espalhar mentiras é complicado .

      Excluir
    2. O problema é que utilizaram fotos verdadeiras para criar o personagem, utilizaram o site Shutterstock, que possui uma imensa quantidade de fotos, pegaram fotos de pessoais que possuem redes sociais e que estão armazenadas no site e modificaram a cor da camisa e um pouco o formato do rosto no photoshop pra criarem os perfis fakes a partir de fotos verdadeiras.

      Não vão mais existir limites pra criação de fakes, pois você pode criar o persongaem x, usar uma foto y, fornecer o endereço z, a partir de um servidor remoto na Ucrânia, cometer crimes cibernéticos e não ser descoberto.

      Realmente, o futuro é uma incógnita.

      Excluir
  6. Fala Soldado! Gostei do seu blog e te add na minha lista, fique à vontade para me add na sua: https://funcabeta.blogspot.com/ Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. E aí SDM! Imagine o mal que isso não pode levar à vida das pessoas comuns... Que não têm assessoria de apoio pra se livrar dessas enrascadas....


    Abraço

    IF

    ResponderExcluir