O que considero no meus compromissos financeiros
Surgiu muita duvida sobre patrimônio x divida ainda mais agora que comprei um carro e a divida explodiu.
Eu planilho tudo que consigo estimar o custo desde uma manutenção futura em casa ou no carro até gastos com lazer viagens.
Minha planilha vem amadurecendo com a passar dos anos anos, eu considerava apenas dividas de casa e parcelas já assumidas como seguro cartão de crédito. Mas não era a realidade tem muita coisa que demandará custos que não conseguia considerar. Ai comecei estimar gastos para viagem, manutenção casa e caro, roupas, presentes. Pra terem uma ideia gastei esse ano cerca de 3000 reais de presentes 1200 reais em roupas coisas que não tinha estimado no ano passado a ainda por mais tento prever os gastos futuros ainda aparecem coisa que eu não tinha me atentado.
Também tem a loja que apesar de ter um controle separado o compromisso é meu na hora que emite um boleto é eu que tenho que pagar então sempre tem de 3k a 8k em boletos abertos da loja que coloco na minha planilha pra ficar mais fácil o acompanhamento.
Então resumindo que o tem na planilha.
Gastos do dia-dia como agua luz internet compras de casa combustível, impostos ipva iptu.
Gastos estimados como manutenção, compras planejadas, viagens ainda não feitas, presentes, roupas acessórios.
E dividas consolidadas como parcelas do cartão, financiamento, empréstimos.
Os gastos do dia e gastos estimados eu coloco na planilha até o final do ano, já as dividas consolidas coloco até o final, por exemplo meu carro fiz em 48x então coloco todas parcelas mês a mês até setembro de 2029.
Então por isso que em janeiro sempre sobe uma paulada que é o mês que jogo todas os compromissos daquele ano. Então começo o ano com “dezenas de financiamentos”
12 parcelas das compras do mercado
12 parcelas de energia
10 parcelas iptu
5 parcelas de ipva
3k de uma viagem que estimo fazer no meio do ano e por ai vai.
Acredito que esse ponto está claro o que considero dividas até pq só não tem esses compromissos quem tem alguém bancando ou se virar mendigo kkk
Quanto ao carro eu comprei praticamente sem dinheiro pois peguei um parte com meu irmão e financiei o restante, passei uma parte da entrada no cartão assim como acessórios e o seguro. Então como ainda não paguei foi tudo pra divida inclusive os juros do financiamento até por isso que o total de divida subiu bem mais que o valor do carro em si , pois tem os juros doc e os acessórios , saindo de 93k para 210k exatamente 117k , quase o valor do carro sem desconto PCD.
Eu poderia estimar a valor do carro em 100k juntar com o aplicado de 150k e ter um patrimônio de 250k , vendo tudo, -210k das dividas estaria com 40k ou um pouquinho mais pois teria algum desconto na quitação. Mas estaria a pé sem rendimentos, sem chance de os ativos valorizarem no próximo ciclo de baixa da SELIC (essa é minha esperança)rs.
Pra finalizar meu plano tentar antecipar parcelas, e ir retirando os rendimentos para amortizar meus compromissos, talvez faça algumas vendas pontuais se for necessário e vamos vivendo.


Achei um pouco confuso o que você considera como dívida...
ResponderExcluirTudo considero dívida, só separo em 3 tipos , dívidas eternas que não vão acabar nunca, como água luz alimentação IPTU ... dívidas que já fiz mas não pra sempre como parcelamento no cartão , financiamento do carro,...e as previstas que vou ter fazer em algum momento...Como roupas viagens algum eletrônico que vou comprar ... Por exemplo a viagem fica nas previstas , posso ir ou não, gastar mais ou menos do o planejamento, a partir do momento que fui viajar aí se torna uma dívida já consolidada .
Excluir"Eu poderia estimar a valor do carro em 100k juntar com o aplicado de 150k e ter um patrimônio de 250k , vendo tudo, -210k das dividas estaria com 40k ou um pouquinho mais pois teria algum desconto na quitação"
ResponderExcluirAi tu acordou, né?! Se tu vender suas ações voce terá custos com taxas da bolsa de valores (taxa de negociação e taxa de liquidação), taxas da sua corretora (taxa de corretagem) e impostos, como o Imposto de Renda, que incide sobre o lucro da venda.
Se tu vender o carro à vista, a prazo ou no carnê das casas bahia, nunca que tu vai tankar apenas 17k de prejuízo. Se for a prazo, tu perde pra inflação, se for à vista, tu toma um baita prejuízo.
Se for colocar na ponta do lápis, tu vai ficar é devendo.
Penso que seria mais prudente mudar essa fórmula de analisar ativo e passivo, porque é confusa e traiçoeira.
Na seja tão xiita, mas entendo que tenha chegado nessa conclusão com as informações que vc não ... E não quero nem posso fazer isso apenas uma estimativa pra como o patrimônio evoluí .. abraço
ExcluirVocê não só está pagando as parcelas do carro, como também já colocou na planilha a dívida da cerveja que pretende tomar na viagem de 2027! Aula de organização. Gostei do seu blog.
ResponderExcluirNem tanto assim mas vamos refinando o planejamento a cada ano, eu tenho mania se subestimar muito o custo das coisas fazendo fico um pouco menos tentado a entrar em novas aventuras kkk abraço.
ExcluirEu achei exagero demais, mas o Soldado sempre fez assim e se acostumou.
Excluiré interessante esse método de analisar as dividas em si. Aqui não tenho esse controle e me sinto meio "descoberto" por conta disso.
ResponderExcluirO que sei é que gasto mais ou menos 500 a 800 reais por mes (exceto alimentação - que tenho em VA/VR da empresa que cobre 100% ainda com alguma folga). tenhoa divida do apartamento agora e tenho uam reserva de emergencia que está acima de 100% (devido aos rendimentos dela mesma), então meio que sei que estou coberto por 1 ano (ou até 2 mais apertando o pouco o cinto em uma situação de 'desemprego' pelo menos).
Então de forma geral, como você, se entendi bem, entendo o panorama geral contando que estou no negativo (no meu caso) já que ainda não tenho em saldo de investimentos o total que devo do apartamento + as despesas diárias, mas ao mesmo tempo não quito ele também pra não ficar 'descoberto'. Prefiro ter a reserva e usa- lá mensalmente pra pagar a parcela.
Eu sou naturalmente desorganizado, então ter uma planilha mais detalhada me ajuda não tomar muitas decisões por impulso. Quanto ao patrimônio vc tem o apartamento e tem a dívida cada parcela tem o efeito de diminuir a dívida e aumentar o apartamento , se o valor venal for menor que a dívida total então vc está positivo ... Abraço.
Excluir