quarta-feira, 1 de novembro de 2023

FECHAMENTO DE OUTUBRO 2023!!!! R$83883,69(-1,79%)

 


Ninguém disse que seria fácil.

Chegando no final do ano as coisas complicaram pro meu lado, praticamente não consegui aportar, fiz apenas uma compra de IVVB11 tinha 9 agora tenho 10.

Fiquei negativo por que um CDB venceu e preferi fazer o resgate pra pagar algumas contas -1600, além da queda dos Fiis contribuíram para o resultado negativo, o que compensou um pouco agora foi o aumento das criptos HASH11 e BTC.

Minha planilha segue pedindo IVVB11, pelo menos mais tres cotas pra ela começar pedir aporte em outro ativo.

Os rendimentos dos Fiis vieram em linha com os do mês passado mesmo tendo mais fiis, acho foi alguma coisa da subscrição que vendi a posição e subscrevi acabei ficando sem rendimento, acredito que mês que vem será melhor quem sabe não passo de 550,00.




Agora seguimos para consolidação de dividas do mês.

Aqui foi filme triste, como vocês sempre dizem um vacilo e eu estaria em maus lençóis, e foi isso que aconteceu, uma conjuntura de fatos me fez regredir bastante no caminho para o controle das dividas.

Hoje tenho compromissos de 111k, mês passado era 107k.

12% curtíssimo prazo até fim de NOVEMBRO, mês passado era 23%.

20% até o fim do ano ( inclui a porcentagem anterior ) mês passado era 36%.

80% nos próximos 3 anos (até janeiro 2027) no mês anterior era 63%.


Vou tentar explicar a manobra que fez a divida total subir, como sabem quase o ano todo tive que pagar o que deu no mês e pedalar o resto para o mês seguinte, e como faço isso? 

Com os cartões de crédito. Mas nesse mês eu percebi que não conseguiria fazer e se eu pagasse apenas o mínimo  entraria no rotativo de +-9% de se não me engano, mesmo pegando a grana do CDB ainda não ai dar. 

Então o que fiz, tinha um empréstimo pessoal disponível com juros menor que o rotativo então peguei 4k em 24x 360,00 paguei o cartão e fiquei safe, mas estava com uma divida de quase 8k a mais. 

Meu objetivo é quitar o mais rápido possível pra sair desse juros, nos últimos quinze dias consegui quitar 12 parcelas, pois as ultimas tem um belo desconto agora essas mais próximas são mais difíceis, vamos ver o que consigo fazer.

Então é isso ai esse mês dei uns passos pra trás, sei que poderia ter vendido meus ativos que é sem duvida matematicamente a melhor opção, mas eu me conheço então prefiro ficar com a espada na cabeça, isso me faz levantar da cama pra trabalhar. 

Abraço e vamos pra reta final desse ano.

12 comentários:

  1. SM, boa noite! Cara, na boa...você está pagando de juros muiiiito mais que vai receber nos investimentos. Não vale a pena manter um empréstimo pra ganhar porcentagem de CDI. Está brincando com fogo meu amigo. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim entendo que matemáticamente não faz sentido, acontece que se toda vez que eu tiver um descontrole financeiro vender meu ativo e vou a zero e continuar endividado, então com esse pressão eu acabo me esforçando mais e se uma hora eu realmente não conseguir eu vou e faço uma vendas pontuais como fiz esse mês... Abraço

      Excluir
  2. passivo muito maior que ativo
    qual o sentido de investir ?

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aumentar os ativos , consequentemente aumentar a renda passiva, que ajuda a pagar os passivos... Rendimentos são "eternos" as dívidas, pelo menos boa parte tem prazo pra acabar.

      Excluir
  3. É díficil correr com uma bola de ferro amarrada aos pés. Se vc está ciente que não faz sentido investir com tantas dívidas e mesmo assim o faz, nada mais a dizer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos tem suas "bolas de ferro" eu poderia postergar algumas coisa que fiz pra preferi pagar o preço ou o juros pra antecipa usufruir e pagar depois .. e tem contas que são eternas, IPVA , Seguro , supermercado , água luz internet...Tô fazendo milagre com 5k por mês rsrs abraço

      Excluir
  4. Fala Soldado, gosto muito do seu blog, acho ele um dos mais realistas e sinceros da blogosfera, mas também é um dos que espelha a realidade da maioria das familias brasileiras. Não sei se vc ja leu pai rico pai pobre, mas vc ta numa corrida dos ratos, ja fazem 8 anos que vc ta investindo e vc ta preso na rodinha dos ratos. Vc precisa virar a chavinha e mudar essa mentalidade, vc acha que ter investimento eh um estimulo pra vc, mas na verdade ta sendo uma rede de segurança, vc sabe q se apertar demais vc pode vender algo pra cobrir, ai ao invés de apertar os cintos e começar a quitar essas dividas, vc vai pagando oq da e se estourar o investimento cobre. Eh um absurdo vc pegar um empréstimo de 4k que vira 8k, por mais que vc abata os juros pagando antecipadamente, vc jogou uns 1000 reais no lixo. Pega sua renda média, calcula 70% dela e viva com isso (Afinal se acontecesse disso acontecer pq algum motivo externo, vc viveria com menos dinheiro), usa os 30% pra pagar dividas mais proximas, venda alguns ativos e quite as dividas com juros mais altos. Senao vai ficar nessa pra sempre, em 8 anos, seu fechamento eh de - R$28.000, bora furar essa bolha soldado, eu confio que vc consegue, vira essa chavinha ai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que vai no mínimo mais uns 3 anos nessa batida...Minha esperança é conseguir contemplar meu consórcio , vender o carro velho pra amortizar um as contas ou término a reforma de eterna de casa. Enfim vou tentar fazer um post recapitulando como cheguei até aqui e qual os próximos passo... abraço.

      Excluir
  5. Soldado, em novembro de 2021, voce devia 117 mil, em novembro de 2023, 2 anos depois, você está devendo 111 mil. Você tem ideia quanto de juros você pagou nesse período?

    Acompanho seu blog e nunca entendi isso, a cada ano você termina enxugando gelo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preciso ver , nem eu sei kkk ... Mas por baixo todo Janeiro entra +- 30k que são os custos básicos mensais , como água luz internet supermercado seguro manutenção gasolina IPTU e ao longo do anos vou amortizando ao longo do ano, em 2019 financiei meu sistema fotovoltaico foram 3 ,anos pagando nesse mesmo ano entrei num consórcio posi meu carro já passou de 15 anos junta isso obras de tudo que é tipo, obra terminar , obrapra reforma e obra de emergência ...Assim quando chegava no fim do mês a renda não dava ,dava um jeito de pedalar pro outro , em alguns meses eu pegava do giro da loja , mas chegava alguma hora que tinha que recapitalizar...enfim nos últimos anos entraram dívidas e saíram dívidas, teve hora que saquei investimentos outros fiz empréstimo outras passei cartão e assim vai...Se eu conseguir organizar as ideias faço um post, abraço.

      Excluir