segunda-feira, 3 de julho de 2023

FECHAMENTO DE JUNHO 2023!!!! R$81782,80(+0,89%)

 

Bom dia, estamos oficialmente no segundo semestre.

Minha carteira vem se recuperando mês a mês, movimento puxado pela alta nos fiis que ainda é o carro chefe da carteira com 83%de participação.Os dividendos tiveram uma pequena queda devido a falha numa operação, entrei na subscrição do HGLG11, teria direito a 6 cotas, como não teria como aumentar a posição nele agora decidi vender as 6 cotas, usei o dinheiro para pagar algumas contas e no dia do pagamento da subscrição eu faria o deposito,mas no dia do debito deve ter faltado alguma mixaria, normalmente a conta ficaria negativa e seria avisado para fazer o deposito.Enfim depois que vi uma mensagem de erro por falta de garantia coisa assim, acho que esse esquema de ficar negativo só vale pra compras pelo home broker mesmo e não para subscrição.

E mesmo com esse revés o mês ainda ficou positivo,comprei mais um pouco de Ações e RF, o BTC também subiu um golinho, Fiis estão indo bem como dito anteriormente então no geral foi um bom bom semestre.

Hoje minha carteira tem a seguinte alocação(ultima coluna é a meta):

 
Os Fiis...
 

Ações.

Agora seguimos para consolidação de dividas do mês.

Hoje tenho compromissos de 122k, mês passado era 124k.

15% curtíssimo prazo até fim de Julho, mês passado era 12%.

45% até o fim do ano ( inclui a porcentagem anterior ) mês passado era 51%.

54% nos próximos 3 anos (até janeiro 2027) no mês anterior era 48%.

Esse mês não foi tão bom como os meses anteriores, consegui eliminar apenas 2k de dividas, fiz uma consolidação de dividas que elevou o valor final, mas me aliviou por uns meses, também ganhei uns moveis e tive que pagar um frete de 250,00.

O ritmo de amortização ainda está bom, 34k em seis meses, média de 5500 por mês.

Agora em setembro elimino uma parcela de 800 e em outubro acabo de pagar meu sistema fotovoltaico, 36 parcelas de 1000 não foi fácil.Tenho algumas coisas pra comprar, reforma pra fazer, só que  agora farei a vista pra não ficar amarrado por tanto tempo.

Então é isso bora pra segunda etapa do ano e boa semana.

12 comentários:

  1. Acho que a sua meta de alocação é boa, mas a realidade está bem distante da meta, tem que ir ajustando! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cheguei a ficar ALL in em Fiis, depois de 2020 vi não fazia sentido ficar tão exposto a uma única modalidade,ai vim tentando mudar a alocação sem vendas apenas via novos aportes, então vai tempo pra atingir a alocação.Mas devagarinho vai chegando.Abraço

      Excluir
  2. Boa, Soldado! Então no segundo semestre você vai dar um salto com a saída dessas dívidas!
    Legal a sua meta de 50% em FII. Você prioriza o fluxo de caixa na sua estratégia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse pingado que cai todo mês ajuda muito nas vacas magras, problema dos Fiis que tem o mesmo potencial de crescimento das ações.Vamos ver o que nos espera nesse segundo semestre. abraço

      Excluir
  3. Não faz sentido nenhum ter "investimento" com dívida. Amortiza tudo o que der e começa do zero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kiyosaki, no entanto, não condena quem quer comprar passivos. “Muito pelo contrário, dinheiro também foi feito para desfrutarmos das coisas que gostamos, seja uma bela viagem ou um carro do ano. Porém, eu e minha mulher temos uma regra desde que nos casamos: cada um pode comprar o passivo que quiser, desde que antes compremos um novo ativo”, ensina. kkkkkk to seguindo o PAI RICO.
      Brinks se eu desfazer dos meus ativos sempre quanto tiver em situação difícil eu nunca terei ativo nenhum,e outra a menos que o cara more numa caverna ou seja sustentado por outra pessoa sempre terá dividas, IPVA IPTU agua luz internet, mercado combustível manutenção reposição, todo começo do ano já começa com compromissos pelos próximos 12 meses...

      Excluir
  4. Soldado, com todo o respeito, seu blog tem sido um pouco fora da curva na blogosfera porque você claramente entrou em uma rota de destruição do próprio patrimônio.

    O anônimo aí de cima já disse e acho melhor eu também repetir porque você, que está dentro da situação, talvez não tenha clareza para enxergar. Mas quem está de fora, acompanhando suas postagens mensais, vê claramente que você está em uma espiral de superendividamento.

    Em maio de 2021, você tinha ativos no valor de R$ 68 mil e passivos no valor de R$ 100 mil, ou seja, estava no vermelho por cerca de R$ 32 mil. Mais de dois anos depois, você tem ativos de R$ 82 mil e passivos de R$ 122 mil, ou seja, um patrimônio negativo de R$ 40 mil.

    A sua estratégia de "investimentos" é obviamente um suicídio já que seu patrimônio só tem caído. Basta um problema pessoal ou um bear market (e seu patrimônio é quase todo R.V.) para você falir.

    Você deveria aproveitar a alta nos FII's e ir vendendo aos poucos e pagar as dívidas de juros mais alto o quanto antes. Isso é o básico do básico das finanças pessoais. Só em situações muito excepcionais os juros dos rendimentos financeiros superam os juros das dídivas.

    Mas é claro, sou só um anônimo qualquer na internet....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tamo aqui pra isso trocar experiências e ponto de vista.
      Mas a situação não está caótica como parece( eu acho ) kkk
      Nos últimos anos entrei numas brigas boas, obras reformas e investimento.
      Ainda assim se chegar ao ponto de eu conseguir conseguir honrar meus compromissos tenho algumas formas de sair, por exemplo tenho meu consorcio paguei 20k e tem 50 de saldo devedor, mas como ainda não tenho bem,numa situação realmente difícil posso deixar de pagar derrubando minha divida em 50k de um dia pro outro, e ainda teria uma mixaria pra pegar lá na frente. Enfim não sou muito bom em me expressar mas vou tentar explicar minha forma de pensar nos próximos posts abraço...

      Excluir
  5. Fala Soldado! Tomara que vc mande um dedo do meio pro Serasa não te enrabar kkkkk Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada que um acordinho não resolva ... como dizem Serasa não suja o nome ele projete seu nome pra vc não fazer mais cagadas kk

      Excluir
  6. Soldado, a vida eh sua e nao tenho nada a ver com suas escolhas, mas mesmo assim vou deixar um conselho, concordo em partes com o pessoal acima e um pouco com o que vc disse na parte de curtir a vida, o grande x da questão é nao confundir passivo com divida, ex: comprar um carro eh um passivo, comprar um cara financiado eh uma divida. Não sei a composição das suas dividas, mas provavelmente deve ter juros nela, então não faz sentido vc ter ativos, que rendem menos do que vc paga de juros, mas ai eh caso a caso, tipo a energia fotovoltaica, se vc quitar ela antecipadamente nao gerar um desconto nas parcelas, nao faz sentido mesmo se livrar de ativo pra quitar, agora em relação a dividas onde te gere um desconto, do ponto de vista matematico, vale muito mais a pena. Faças as contas, análise suas dividas, mas vc tem ali FIIs pagando 0,5% ao mês, e com essa selic, deve ter dividas de a 2 a 3% pelo menos ao mês. Outro risco grande eh a composição da sua carteira, alguem com dividas nao pode estar tao sucetivel ao mercado como vc esta, vc esta sem reserva financeira e se acontecer algum desastre e o mercado estiver em baixa, vc vai perder muito dinheiro. Quite suas dividas com juros primeiro e construa uma reserva financeira, nada eh melhor do que ter paz nos momentos turbulentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, se levar na ponta do lápis seria melhor eu liquidar os investimento e quitar tudo, mas já fiz isso uma vez, vendi uma moto quitada pra por as contas em ordem e o que me aconteceu fiquei sem moto e com dividas kkk O objetivo da placa foi que elas se pagassem eu tinha o dinheiro pra pagar a vista, mas preferi financiar.Minhas reformas idem parcelei no cartão e vou pagando, tenho centenas desejos e necessidades e se eu for usar meus investimentos pra atende-los nunca teria saído do zero, ainda assim não quero postergar tanto, um exemplo queimou minha TV da sala, passei a do meu quarto pra lá, deu outro surto tempo depois essa foi pro lixo, tinha mais uma tubo coloquei ela pra quebrar um galho, mas chegou um hora que não deu mais queria assistir um filmes series e no tubo impossível, peguei o cartão comprei um 50 polegadas esse mês foi a ultima parcela... Enfim esse foi só um exemplo, mas muitas coisas avalio esse custo/beneficio ou risco/retorno. Tem hora que é melhor pagar juros e se livrar do problema do que ficar convivendo com situações extremamente desconfortáveis e estressantes.

      Excluir