quarta-feira, 11 de abril de 2018

O CONSUMO



O que vale pena esperar

Há um tempo fiz um post divagando sobre o que poderia ser feito com os rendimentos da minha carteira na época, em dezembro de 2016.
E hoje pensei, como será que estão os valores hoje um ano e quatro meses depois?
Vou usar os mesmos exemplos da época e comparar os valores e ver o que mudou.
Como sempre estou brigando com a balança na época também não era diferente, usei como primeiro exemplo o plano Smart fit black que por incrível que pareça continua como o mesmo preço ,inflação zero.



Outro exemplo usado foi de fazer um cruzeiro mais hoje não achei um bom exemplo para comparar já que na época não levei em consideração os custos adicionais. Hoje ainda continua encontrando cruzeiros a preços acessíveis e parcelas a perder de vista. 



O objeto de desejo de muitas pessoas também foi considerado, o iphone 6 que na época girava entorno de 2200  hoje custa  por volta de 1800 . Com uma parcela de 15x 143 era possível adquirir um em 2016.
Hoje a bola da vez e o iphone 8 que passa fácil do 3k, mesmo se fosse possível parcelar em 15 x  como na época seria difícil conseguir uma parcela menor que 200 reais , um aumento absurdo , uma renda 30% maior não consegue fazer frente a um aumento desse .



Cotei também a variação de preços de uma Smart TV Samsung 40 e um play 4 .
A televisão teve uma queda considerável no preço de 2299 hoje encontra fácil por 1599 quase 700 de queda nesse período.
Já o Playstation 4 foi de 1440 para pouco mais de 1300   nem 10% de queda.



Um consorcio de moto também foi citado, levando em consideração o tempo que passou o aumento do mesmo modelo, foi irrisório. A parcela de uma fan ESDI foi de 162 para  168  .


Que conclusão tiro disso?

Que a única coisa que compensaria postergar a compra foi a TV, que apesar do tempo continua atual, o iphone apesar de ser um absurdo na época e hoje também, valeria a pena ter comprado, por ainda ser um aparelho atual que perto do valor do 8 parece uma pechincha.
Outros exemplos quase não tiveram alteração no valor então não teria um grande premio em esperar.
O que vale a pena esperar ? o que vale a pena consumir ou adquirir   quanto antes pra vocês ?




10 comentários:

  1. eu separo em uma lista de prioridades...realmente preciso do produto ? o que vai agregar pra mim? vai criar algum tipo de valor na minha vida ?

    exemplo:moto ->ok se nao tiver outro automovel compraria uma (de preferencia yamaha pela mecanica e confiança)
    Agora se ja tem uma moto ex 250cc e vai comprar uma 600cc ja faço os questionamentos (porque,pra que,vai agregar algo,quanto vou gastar com ela,quais os riscos)

    Tv;nao assisto,nao faço questao de ter,cria habitos ruins

    iphone:só se fosse necessario

    tem que ver se esta pensando emocionalmente por status etc ou se realmente necessita do produto... ultimamente só tenho adquirido coisas que irão me criar algum tipo de valor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No geral e bom racionalizar as comprar principalmente up grades, por exemplo um produto que custa 2x não vai ser em linhas gerais 2x melhor que um similar de 1x.
      Mais dependendo do meio que se vive a pessoa passa uma imagem por meio dos hábitos de consumo, por mais clichê que seja a palavra que vem a cabeça é equilíbrio

      Excluir
  2. Dá pra assistir tv por assinatura através de um tablet?

    Tipo, premiere, sportv, canais esportivos.

    No notebook não dá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser possível sim ,já tem TV online , como aqueles box TV.. tem que pesquisar, hoje tem muitas soluções econômicas , mas a vezes menos praticas.
      abraço

      Excluir
  3. Preciso comprar um tênis, meus 3 tênis estão descolados. Um comprado em dezembro de 2013, o mais novo em janeiro de 2016.

    O mais antigo que uso pra jogar bola deve ter comprado em 2010,2011. Nem fui eu que comprei na época.

    Meu celular comprei em 2012, galaxy y, qual comprar com até 400 reais?

    Não adianta pagar mil reais num celular.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho três calcados ,um tênis e dois sapatennis , preciso de mais dois tênis pois esse que uso já não ta em condições compro no máximo 250 reais um pelo outro.
      Qto ao celular se for realmente necessária a troca sugiro que compra um moto g4 ou talvez um g5 , Motorola me dei melhor até hoje ,samsung se quebrar fica caro,uma dica e ficar de olho nos amigos e parentes e fica cutucando as pessoas se querem vender o aparelho ,pois assim vc já conhece a procedência as vezes só precisam desse empurrãozinho pra trocarem de celular e te vender um usado a preço de banana.
      abraço

      Excluir
  4. Muito interessante essa comparação SM.
    Realmente nunca havia visto os rendimentos desta maneira, como parcelas de itens e bens de consumo.
    Obviamente pagando a vista a coisa muda de figura e ai a espera realmente chega a compensar.
    As únicas exceções, ao meu ver, são as viagens e plano de academia.


    Forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por comentar, é só uma forma de motivar mais se um dia precisar fazer uso já tenho 1/5 do salario minimo kkk
      abraço

      Excluir